Radialista Itajay Pedra Branca morre aos 80 anos em Feira de Santana
07/01/2026
(Foto: Reprodução) Radialista Itajay Pedra Branca morreu aos 80 anos em Feira de Santana
Câmara Municipal de Feira de Santana
O radialista e narrador esportivo Itajay Pedra Branca morreu aos 80 anos, nesta quarta-feira (7), em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. Ele estava internado há 47 dias em um hospital particular do município, após ser diagnosticado com pneumonia.
Segundo a família, durante o período de internação, evoluiu para um quadro de fibrose pulmonar, o que comprometeu a respiração e dificultou a resposta do organismo aos medicamentos. O radialista completou 80 anos no último dia 28 de novembro, enquanto ainda estava internado
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Feira de Santana e região
O falecimento de Itajay foi lamentado pela Prefeitura de Feira de Santana, que decretou luto oficial de três dias.
Natural de Feira de Santana, Itajay Pedra Branca construiu uma trajetória no rádio baiano e nacional. Além de radialista e narrador esportivo, também atuou como servidor público. Ao longo da carreira, trabalhou em emissoras da cidade, como a Rádio Sociedade News, onde permaneceu por 27 anos, passou pela Rádio Subaé e teve como último vínculo profissional a Rádio Povo, há 31 anos.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Reconhecido pelo público feirense, apresentou programas jornalísticos de grande audiência e participou de coberturas históricas. Itajay esteve presente em oito Copas do Mundo e quatro Olimpíadas, além de cobrir o atentado contra o papa João Paulo II, em 1981, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Na ocasião, foi um dos primeiros jornalistas brasileiros a divulgar a informação no país.
Ao longo da carreira, também acompanhou eventos marcantes do esporte mundial, como a entrega do prêmio a Pelé como Atleta do Século, e visitou 81 países, segundo registros profissionais.
Itajay encontrou Pelé no exterior
Itajaí Pedra Branca
Em entrevista concedida à TV Subaé, afiliada da Rede Bahia, em 2022, Itajay relembrou a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, quando o Brasil conquistou o tetracampeonato. Para ele, o momento mais marcante da final contra a Itália não foi a disputa de pênaltis, mas a emoção de ver Pelé de perto, que atuava como comentarista.
“O pessoal começou a desarmar os equipamentos, eu cheguei perto dele e puxei conversa. Pelé disse que estava emocionado”, contou.
Itajay Pedra Branca deixa dois filhos e a esposa. O velório ocorre na capela do Cemitério Jardim Celestial no bairro SIM. O enterro será às 10h desta quinta-feira (8).
Itajay Pedra Branca morreu aos 80 anos em Feira de Santana
Reprodução
LEIA MAIS:
Radialista Marcelo Carvalho morre, em Salvador, aos 57 anos
Morre Carlos Libório, primeiro diretor de Jornalismo da TV Bahia e criador do termo 'Ba-Vi'
Saiba quem era a jornalista Isabela Rocha Lemos, que morreu em Salvador
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻