Procon faz mutirão de renegociação de dívidas em estação de metrô de Salvador; veja como participar
30/10/2025
(Foto: Reprodução) Procon faz mutirão de renegociação de dívidas em estação de metrô de Salvador
Cleomário Alves- Ascom/SJDH
Depois de passar pela Rodoviária, o Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA) volta às estações de metrô de Salvador para mais uma edição do "Procon em Movimento".
A ação itinerante da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em parceria com a CCR Metrô, acontece nesta quinta (30) e na sexta-feira (31), na Estação de Metrô de Pirajá, com atendimentos exclusivos aos usuários/passageiros do sistema de transporte, das 7h às 15h. Haverá distribuição de senhas de acordo com a chegada.
O objetivo do Procon em Movimento é aproximar os serviços do órgão de proteção e defesa do consumidor da rotina da população, unindo mobilidade urbana, cidadania, acesso à justiça e à informação.
Durante os dois dias de atendimento, passageiros poderão registrar reclamações, negociar dívidas, tirar dúvidas, realizar consultas e receber orientações de equipes especializadas. Também haverá distribuição de materiais informativos e educativos.
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Na primeira edição, no mês de agosto, na Estação Rodoviária, foram realizados 1.200 atendimentos. O Procon-BA mantém ainda 35 Postos de Atendimento espalhados pela capital e interior, inseridos nos SACs, além da sede central, localizada na Avenida Carlos Gomes, em Salvador.
O órgão também oferece atendimento virtual, por meio da Central de Atendimento por Chamada de Vídeo, disponível para agendamento pela plataforma BA.GOV.BR.
Aumento nas dívidas
Inadimplência sobe pela 3ª vez seguida e fica em 26,5% das famílias de Salvador.
Jornal Nacional
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada mensalmente pela Fecomércio Bahia, aponta que o endividamento das famílias em Salvador subiu pelo sétimo mês consecutivo, atingindo 74,6% das famílias em outubro — o maior percentual desde março de 2011.
Em termos absolutos, são 703 mil famílias com dívidas na capital baiana, o maior volume desde o início de 2010.
Desde março, quando começou o ciclo de aumento na taxa de endividamento, houve um acréscimo de 92 mil famílias até a pesquisa mais recente, de outubro. Essa alta foi puxada principalmente pelos lares de renda mais baixa, com ganhos de até 10 salários mínimos.
Nesse grupo, o endividamento passou de 75,4% em setembro para 77,3% em outubro, enquanto entre as famílias com renda superior a 10 salários mínimos a taxa permaneceu estável, em 45,9%.
O perfil do endividamento em Salvador revela um aumento nas dívidas de curto prazo, sinalizando a necessidade de crédito para pagamento de compromissos mais imediatos.
O cartão de crédito segue na liderança, presente em 93,9% das famílias endividadas, seguido pelo crédito consignado, com 7,2%, o maior percentual em três anos. Embora seja uma modalidade de curto prazo, o consignado oferece condições mais vantajosas, já que está vinculado ao salário ou a algum benefício.
Na sequência aparecem os carnês (5,2%) e o crédito pessoal (4,9%).
O tempo médio de comprometimento das dívidas vem diminuindo, acompanhando a tendência de captação de crédito de curto prazo. Em outubro, a média foi de 6,4 meses, ante 6,5 meses em setembro, resultado do aumento das dívidas com prazos de até três meses.
O percentual da renda comprometido com dívidas ficou em 30,2%, ligeiramente abaixo dos 30,5% do mês anterior — um sinal positivo, indicando que não há sobrecarga significativa da renda com o endividamento.
Com o aumento do endividamento, também cresceu a inadimplência. Em outubro, 26,5% das famílias possuíam algum compromisso em atraso, a terceira alta consecutiva, superando os 25% registrados em setembro. Isso representa 249,4 mil famílias inadimplentes em Salvador.
Assim como no endividamento, o crescimento da inadimplência foi puxado pelas famílias de renda mais baixa, cujo percentual passou de 27,3% para 29,2% entre setembro e outubro. Já entre as famílias de renda mais alta, houve queda de 6,5% para 5,3%.
Há ainda um grupo de 11,7% das famílias que declara não ter condições de quitar as dívidas em atraso — o maior índice em dois anos, representando 110 mil lares soteropolitanos em situação mais delicada.
O perfil dos atrasos também tem se deteriorado, conforme observado em análises anteriores da Fecomércio BA. Em outubro, o tempo médio de atraso chegou a 68,5 dias, o maior desde 2013.
Metade das famílias inadimplentes afirma estar com compromissos vencidos há mais de 90 dias, enquanto diminui o número de atrasos inferiores a três meses. Quanto maior o tempo de inadimplência, mais difícil se torna o acerto das contas, pois os juros elevados no país fazem a dívida crescer rapidamente.
SERVIÇO
Procon em Movimento – Atendimento itinerante do Procon-Ba
ONDE: Estação de Metrô de Pirajá – Salvador
QUANDO: Quinta e sexta-feira, das 7h às 15h
OBS: Atendimento mediante retirada de senha.
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