Morre aos 67 anos frei Rutivalter, referência religiosa no interior da Bahia
08/01/2025
Corpo será velado em Salvador e Feira de Santana antes do sepultamento em Sapeaçu, no recôncavo. Morre em Salvador o frei Rutivalter Alves Brito
Morreu aos 67 anos o frei Rutivalter Alves Brito, na noite de terça-feira (7). Ele estava internado no Hospital Santa Izabel, em Salvador, e faleceu devido a complicações causadas por um câncer.
Natural de Canarana, no norte da Bahia, o religioso foi superintendente da Fundação Santo Antônio dos Frades Capuchinhos, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. A ordem é uma das mais importantes do país, com forte atuação no município, nas áreas social, de comunicação e educação.
📱 Acesse o canal no WhatsApp no g1 Feira e região
Frei Rutivalter será velado nesta quarta-feira (8), a partir das 16h, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Salvador. Às 18h, será realizada uma missa no local.
Nas primeiras horas de quinta-feira (9), o corpo será levado para o Santuário Santo Antônio, em Feira de Santana, onde será celebrada uma outra missa, de corpo presente, às 6h30.
À tarde, o corpo seguirá para a Igreja Matriz, em Sapeaçu, no recôncavo. Lá, será celebrada a missa exequial, ação da liturgia católica destinada aos fiéis defuntos, seguida pelo sepultamento no cemitério local. Nessa cidade, ele descobriu a vocação para a vida religiosa, ainda na juventude.
Feirense Carlos Pitta é cremado ao som de 'Cometa Mambembe'
Frei Rutivalter morreu aos 67 anos
Diovulgação/Arquivo Pessoal
Trajetória do frei
Rutivalter ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Feira de Santana, no ano de 1985. Foi ordenado sacerdote em 1988.
Logo após a ordenação, o frei assumiu responsabilidades importantes na cidade, sobretudo a partir de 1995, quando passou a ser superintendente das rádios Princesa FM e Sociedade News FM, da Fundação Santo Antônio, posição que ocupou até 2001.
Nesse mesmo período, atuou como vigário paroquial, definidor e membro do Convento dos Frades Capuchinhos em Feira de Santana.
Após a passagem pela Princesa do Sertão, Rutivalter cumpriu novas missões religiosas em cidades baianas como Jaguaquara, Seabra e Santo Antônio de Jesus.
Frei Rutivalter junto com fiéis católicos em Feira de Santana
Divulgação/Arquivo Pessoal
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Assista aos vídeos do g1 e da TV Subaé