Justiça da Bahia proíbe cobrança de taxa do Planserv
22/10/2025
(Foto: Reprodução) Carteirinha do Planserv
Divulgação
A Justiça da Bahia proibiu a cobrança de uma taxa denominada “parcela de risco” aos usuários do plano de saúde dos servidores públicos do estado, o Planserv.
A decisão, obtida pela TV Bahia na terça-feira (21), aponta a atitude como inconstitucional e também estipula o pagamento do honorários, no valor de R$ 2 mil.
Procurada pela reportagem, a assessoria do Planserv divulgou nota da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), que informa que ainda não foi oficialmente intimada no processo.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Segundo o posicionamento, somente após a citação formal, a PGE-BA avaliará o teor da decisão e adotará as medidas jurídicas cabíveis, que não foram detalhadas.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Entenda a parcela de risco
Segundo a assessoria da Planserv, a taxa é cobrado aos usuários do plano ativos, inativos, legalmente afastados e pensionistas, que solicitam a adesão após 5 anos do termo de posse ou concessão.
A mensalidade é cobrada a partir da remuneração e não da idade. É em cima dessa mensalidade que se calcula a parcela de risco. Por isso, não há um valor pré-estabelecido.
LEIA MAIS:
Planserv contrata empresa para apoio operacional e permanece sob gestão do governo na Bahia
Hospital da Bahia suspende atendimento de urgência e emergência pelo Planserv
Hospital exclusivo para beneficiários Planserv em Salvador inicia atendimentos; veja serviços
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻