Banho de mar à noite: entenda o que influencia na temperatura da água do Porto da Barra, em Salvador
06/01/2026
(Foto: Reprodução) Calor intenso aumenta banho de mar à noite
O banho de mar no Porto da Barra durante a noite se tornou uma rotina no verão de Salvador. Diariamente, baianos e turistas procuram as águas geralmente quentinhas para se refrescar, já que a sensação térmica da cidade no verão pode passar de 30ºC.
Diferente da cidade do Rio de Janeiro, onde água do mar é conhecida por ser especialmente gelada, em Salvador a temperatura do mar é considerada quente. Apesar disso, no verão a água pode esfriar nas praias soteropolitanas.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
De acordo com o professor de oceanografia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Guilherme Lessa, a água fica mais fresca devido a mudança do regime de vento. As águas mais frias que estão do lado de fora da baía são trazidas para dentro na maré enchente.
"Nessa época do ano, especialmente na primavera e no verão, o regime de vento que se estabelece na cidade acaba fazendo com que águas profundas do oceano aberto subam para áreas mais costeiras e rasas. Elas são cerca de 3°C ou 4°C mais frias", explicou.
Dessa forma, na maré enchente a água do mar costuma ficar mais fria, enquanto na vazante, a água costuma ficar mais quente. Entre 3 e 5 de janeiro deste ano, a temperatura da água do mar de Salvador chegou a 28,7°C, confira:
Temperatura do mar em Salvador
Por que a água do mar do Rio de Janeiro é mais fria?
De acordo com o oceanógrafo, o vento não resfria a temperatura da água. Ele gera uma movimentação da água na superfície, que faz com que ela se mova para o oceano aberto e uma água de fundo venha repor esse volume.
As águas mais frias que fazem a reposição ficam a cerca de 80 metros de profundidade.
"No Rio de Janeiro, nesses 80 metros de profundidade a temperatura chega a ser de 16°C, então quando essa água sobe gera um processo de resfriamento mais intenso do que na Bahia", explicou.
Praia do Porto da Barra, em Salvador
Malu Vieira/ g1 BA
Ainda confirme explicado pelo professor, o processo de reposição de água ocorre na costa leste do Brasil, de Recife para baixo. No sul do país, o sistema é diferente.
"No sul do Brasil, há a influência do outra massa d'água que não é a tropical - que é a que prevalece na nossa região. No sul do Brasil você já vai encontrar águas temperadas, que vem da Argentina, por exemplo. Não é o mesmo regime de movimentação e a assinatura térmica é diferente".
Banho de mar à noite vira rotina em Salvador
LEIA TAMBÉM:
Salvador lidera a alta dos preços de imóveis residenciais entre as capitais em 2025; veja a lista
Reajuste contratual e promessa de renovação de frota: Entenda novo aumento na tarifa de ônibus em Salvador
Igor Kannário anuncia show gratuito em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e da TV Bahia 🖥️