Irmãos acusados de matar familiar na Bahia são absolvidos pela Justiça 22 anos após o crime
12/11/2025
(Foto: Reprodução) Irmãos acusados de matar familiar na Bahia são absolvidos pela Justiça após 22 anos de julgamento
Divulgação/DPE-BA
Dois irmãos acusados injustamente pela morte de um familiar, na cidade de Olindina, localizada a 211 km de Salvador, foram absolvidos pela Justiça 22 anos após o crime. Conforme a Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), a inocência dos dois foi reconhecida na segunda-feira (10), após a atuação do órgão.
Atualmente com 55 e 58 anos, os irmãos chegaram a ser presos preventivamente pelo crime em 2003. Os dois ficaram quase dois anos encarcerados. Ainda segundo o DPE-BA, todo o caso se baseava em boatos colhidos durante o inquérito policial, sem qualquer testemunha presencial do suposto assassinato ou prova concreta do crime.
A defensora pública Manuela Passos, que acompanhou o processo, detalhou que a principal testemunha do caso afirmou ter sido ameaçada por uma autoridade policial para incriminar os irmãos. Na análise dela, o caso expôs uma fragilidade e arbitrariedade da investigação.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
O Ministério Público do Estado (MP-BA) reconheceu a falta de provas e solicitou a absolvição da dupla durante o julgamento. O órgão qualificou a decisão como um “raro gesto de convergência institucional em prol da justiça”.
O caso dos irmãos foi acompanhado pela DPE-BA por meio do programa "Mais Júri", que tem o objetivo de garantir o direito de defesa e celeridade no julgamento de processos antigos. A ação do órgão também dá prioridade a casos como feminicídio e que envolvam menores de 18 anos.
LEIA TAMBÉM:
Vereador é preso em flagrante por suspeita de tráfico de drogas na Bahia
Justiça aceita nova denúncia do MP-BA e Binho Galinha passa a ser réu em mais um processo
Prefeitura na Bahia suspende serviços públicos e recomenda que cidadãos não saiam de casa após tiroteio entre facções criminosas
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻